A CLA Contabilidade resolve as burocracias da abertura de MEI, orientações sobre emissão de nota fiscal, declaração anual obrigatória etc.

Vantagens de abrir um MEI

Perguntas e Respostas

1Quais os documentos necessário para ser MEI?

Para você se tornar MEI, é preciso:

  • Documentos pessoais (precisa ter RG, CPF e Título de Eleitor);
  • Endereço e um número de telefone;
  • Ser maior de 18 anos (ou ter entre 16 e 18 anos e ser emancipado);
  • Escolher uma das atividades permitidas pelo MEI.
1Como funciona o processo de abertura do MEI?

A formalização do MEI é feita pela internet! Os principais documentos (CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará Provisório de Funcionamento) são obtidos no mesmo dia, gerando um documento único, chamado de Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI. Não há a necessidade de assinaturas ou envio de documentos e cópias. Tudo é feito eletronicamente e sem necessidade de envio de documentos.

Como MEI, você não é obrigado a emitir Nota Fiscal, mas para fazer vendas a empresas pode ser necessário. Para isso, é preciso fazer o pedido da liberação no site da Prefeitura ou da Secretaria da Fazenda e depois ir até o posto protocolar a documentação e pronto: você poderá emitir NF pela internet! Nós lhe orientamos no passo a passo desse processo.


1Qual o faturamento mínimo e máximo do MEI?

Não há faturamento mínimo para o MEI, que pode continuar ativo mesmo que não efetue nenhuma venda. E o faturamento máximo é de até R$ 81.000,00 por ano, de janeiro a dezembro. O MEI que se formalizar durante o ano, tem seu limite de faturamento proporcional a R$ 6.750,00 por mês, até 31 de dezembro do mesmo ano.

1Quais são as atividades de trabalho permitidas para ser MEI?

Algumas atividades comuns no MEI são: Pedreiro, cabeleireiro, comerciante de vestuário, comércio de restaurantes e bares, taxista, vendedor porta a porta, além de pequenos comércios e serviços.

Preencha o formulário abaixo e

Abra seu MEI agora mesmo!